Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Alquimia: Parte 1

Alquimia é uma pratica antiga. Combina os elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Matemática, Misticismo e Religião.
Na alquimia, existem 4 objetivos importantes, que são:  transmutação dos metais;  Elixir da Longa Vida;  vida humana artificial; e o quarto, era fazer que a realeza conseguisse  enriquecer mais rapidamente.  

A Alquimia foi praticada  na Mesopotâmia, Egito Antigo, Mundo Islâmico, América Latina Pré-Histórica, Egito, Coreia, China, Grécia Clássica, Kiev e Europa.
A  ideia da transformação de metais em ouro, esta diretamente ligada a uma metáfora de mudança de consciência . A pedra seria a mente “ignorante” que é transformada em “ouro”, ou seja, sabedoria.
Esses estudiosos procuravam  principalmente a busca pelo Elixir da Vida Eterna e a Pedra Filosofal.  Alguns deles, admitem que o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal são temas reais, que provêm da praticas de purificação espiritual. 
O alquimista Nicolas Flamel, deixa claro que os termos “bronze”, “titânio”, “mercúrio”, “iodo” e “ouro” serviriam para confundir os leitores. Existem pesquisadores que identificam o Elixir da Longa Vida como um metal produzido pelo próprio corpo humano.

O Alquimista - Pintura de Sir William Fettes Douglas (1822 - 1891)


Resumo:
Embora alguns, influenciados pelo conhecimento científico moderno, atribuam à Alquimia um caráter de "proto-ciência", deve-se lembrar que ela possui mais atributos ligados à religião do que à ciência.
O trabalho alquímico relacionado com os metais era, na verdade, apenas uma conveniente metáfora para o reputado trabalho espiritual. Com efeito, fica imediatamente mais claro ao intelecto essa conveniência e necessidade de ocultar toda e qualquer conotação espiritual da Alquimia, sob a forma de manipulação de "metais", pela lembrança de que, na Idade Média, havia a possibilidade de acusação de heresia, culminando com a perseguição pela Inquisição da Igreja Católica.

A pedra Filosofal:
Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a Pedra, a partir de matéria-prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e o Elixir da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a Pedra Filosofal era chamado por eles de "A Grande Obra".



Bom galera, por ser um assunto grande, resolvi faze-lo em duas partes. A segunda parte, fala sobre os símbolos e seus deveres.  
Obrigada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário