Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Alquimia: Símbolos.


A simbologia alquímica consiste em diversas alegorias e símbolos com diversas representações. Símbolos como animais, monstros mitológicos, ícones do cristianismo e cabala demais símbolos são usados para representar os processos químicos e a interação das substâncias para fins alquímicos tanto para representar as substâncias e elementos em si.

OS QUATRO ELEMENTOS:
Água

Fogo

Ar

Terra


Se você for procurar pelo Google, não ira achar muitas coisas sobre os símbolos em si. Mas, pra quem gosta de anime,  tem um anime muito foda sobre alquimia chamado Fullmetal Alchemist.  Assistindo ele, você descobre a parte sobrenatural da alquimia.

Os dois símbolos mais “conhecidos” na alquimia é o Pentagrama  e a Nonagrama.




Pentagrama:
Talvez conhecido pelos antigos mesopotâmios (por exemplo os sumérios), foi muito considerado por Pitágoras que observou sua relação com o número aúreo. A Maioria dos autores opinam que o pentagrama foi primeiro conhecido e estudado pelos babilônios, e daí em diante o tomaram os pitagóricos, devido â coincidente associação do pentágono regular, com o cosmos e ordem divina, ainda assim, existe quem pònha em dúvida, pois o sumário atribuído aos neoplatônicos, Eudemo de Rodas e Proclo menciona que os pitagóricos, apenas conheciam a três das figuras cósmicas poliedros regulares, desconhecendo ao octaedro e ao icosaedro. A explicacão dada é que eles os conceberam da forma dos cristais naturais e ao surgiram de uma dedução matemática, o que iría contra da herença babilônica. Desde então se deu um uso ao mesmo tempo místico-mágico e outro científico; na magia o pentáculo com sua ponta voltada para cima significa o ser humano(de fato: durante a Idade Média se esboçavam longos pentalfas para logo sobre eles desenhar se as figuras humanas, e isto pode se verificar no célebre escrito de Leonardo Da Vinci para o livro "A Divina Proporcão" de Luca Pacioli), a magia tem o pentagrama como um de seus símbolos principais.




Nonagrama:
É uma estrela de nove pontas utilizada como símbolo em diversas religiões. Muitas vezes é ligada ao satanismo, porém assim como o pentagrama e outros símbolos o Nonagrama não é um símbolo satânico. Pelo o contrario o Nonagrama assim como muitos outros símbolos é tido como um símbolo de sorte. O Nonagrama ou estrela nove-pontas é um símbolo de realização e de estabilidade, embora isto seja uma estabilidade que o assunto é mudar. Também pode ser relacionado a sistemas de nove pontas, tal como o nove kanji taoísta (centros mediúnicos) que são semelhante ao chakras do Hinduismo. Nove é o número de planetas conhecidos no sistema solar, e o número de deidades no Eneade de Egito antigo. Os egípcios antigos se agruparam as suas deidades de numerosos modos, o mais comum que se torna a tríade eventualmente, exemplificada pelo Osiris, Isis e Horus (tipicamente um deus, uma deusa e um deus jovem). Também pode ser relacionado a outros sistemas de nove como o nove kanji taoísta (centros psíquicos) que são semelhantes ao chakras hindu. Estes são: Chu (pilar) à base da espinha, Shen (corpo) as genitálias, Kai (aberto) ao ponto de Hara (duas polegadas debaixo do umbigo), Tai ('cinto') ao umbigo, Sha ('morrer') ao plexo solar, Jen (o homem) à garganta, Tung (entendimento) ao terceiro-olho, Hua (flor) ao topo da cabeça, e Tao (caminho ou modo) na aura...

A Banda Slipknot usa o Nonagrama como símbolo, pois a banda é composta por nove membros e cada membro representa uma ponta do simbolo.
E em relação ao bode, o Slipknot disse que é apenas um animal,e não tem nada de satânico.






Símbolo da alquimia em si: 


Símbolo da banda Slipknot: 



Bom, até agora, o que sabemos é isso. Se vocês assistirem o   Fullmetal Alchemist vão saber muito mais. 
É isso, pessoas.
Obrigada. 

11 comentários: